Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Maçã - Curiosidades sobre o cultivo e o mercado

A cultura da maçã é uma das atividades que mais recebe investimento em tecnologia e qualidade no país. Além do amplo consumo fresco, a maçã é útil para diversos tipos de processamento, na produção de doces, geleias, compotas, bebidas e vinagre. Na indústria processadora, o suco é considerado um dos principais produtos. O vinho de maçã, além do consumo direto, constitui a base para a sidra (bebida frisante) e para a produção de destilados envelhecidos. 

Nome popular da fruta: Maçã
Nome científico: Malus domestica Borkh
Origem: Oriente Médio e Leste Asiático

A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae, com pequena exigência de frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. No Brasil, a produção de maçã se concentra em duas cultivares, Gala e Fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. Outras cultivares plantadas são a Eva, Golden Delicious, Brasil, Anna, Condessa, Catarina, Granny Smith. A produtividade média da maçã no Brasil varia de 15 a 30 t/ha de frutos em pomares adultos e conduzidos dentro das modernas técnicas.

O mercado consumidor é altamente exigente tanto para o preço quanto para a qualidade das frutas, o que demanda um beneficiamento capaz de selecionar criteriosamente as frutas com potencial de mercado in natura, o que tem levado nos últimos anos a um descarte em torno de 30% da produção nacional.

Esse descarte é normalmente direcionado à industrialização. Esse percentual de industrialização no país tende a aumentar, devido à demanda crescente no mercado interno pelo suco pronto para consumo. Na indústria processadora de maçã, o suco é considerado um dos principais produtos. Do resultado de sua extração surge o bagaço, chamado de descarte sólido, que é uma mistura principalmente de casca, polpa e semente. football scores

O rendimento médio nas indústrias que utilizam a prensagem na extração de suco é de 65% de suco e 35% de bagaço. Novas tecnologias permitem uma relação de 84% de suco e 16% de bagaço. No Brasil, o bagaço tem como principal destino o solo, como adubo orgânico, ou a utilização como ração animal. Uma série de estudos avalia seu aproveitamento na fabricação de álcool, bebida alcoólica, fibras para enriquecimento de alimentos e outros produtos.

Fonte: Sebrae Nacional
Foto: divulgação

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais