Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Vinagre pode ser usado na alimentação e na limpeza da casa

O vinagre, geralmente, é usado para temperar a comida. Entretanto, ele também tem outras funções. Tira mofo, mancha, gorduras, amacia a roupa... O Bem Estar desta quarta-feira (20) falou sobre as utilidades desse vidrinho que todo mundo tem em casa. Participaram do programa o otorrinolaringologista João Ferreira de Mello Júnior, a nutricionista Tânia Rodrigues e a personal organizer Ana Ziccardi.

No Brasil, os principais tipos produzidos de vinagre são os de álcool, vinho branco, vinho tinto, frutas (maçã e limão) e cereais (arroz). O mais consumido é o vinagre de álcool, seguido pelo de vinho, frutas e balsâmico. Nutricionalmente, o vinagre não agrega muito à nossa alimentação, mas estudos sugerem que o balsâmico se destaca por apresentar antioxidantes que previnem o envelhecimento.

Além disso, o vinagre tem pouquíssimas calorias. “Por ter um sabor marcante, você consegue diminuir a quantidade de sal que você coloca no prato”, explica a nutricionista Barbara Gerbasi.

Que o vinagre serve pra temperar a comida você já sabe. Mas você sabia que o vinagre branco de álcool também tem utilidades domésticas? Você pode usar para tirar o mofo, por exemplo. Misture um litro de água e 50 ml de água sanitária, passe sobre o mofo. Depois de seco, passe uma solução de água com vinagre.

O ácido do vinagre também consegue retirar todo o sabão da roupa. Por isso, é usado como amaciante. Ele também tira o cheiro de potes de plástico. É só preparar uma solução de vinagre e água quente, despejar dentro do pote, deixar esfriar e lavar novamente. O vinagre também tira o cheiro de urina de animais de tapetes, estofados e colchões, além de tirar a gordura das panelas.

Vinagre na cozinha
A nutricionista Barbara Gerbasi ensinou algumas receitas com o vinagre. O vinagre com mostarda e mel vai muito bem com folhas:

- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de mostarda
Preparo: em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem, com a ajuda de um garfo ou fouet (batedor de ovos).

Outra sugestão é misturar o vinagre, azeite, cebolinha, salsinha e manjericão. O molho combina com legumes cozidos ou legumes no vapor:

- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de ervas frescas ou secas de sua preferência picadas (sugestão: cebolinha, salsinha e manjericão)
Preparo: em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem, com a ajuda de um garfo ou fouet.

Já o vinagrete, muito usado nos churrascos, é um molho ótimo para usar no dia a dia. Isso porque ele consegue reduzir a quantidade de sal nas carnes:

- 2 tomates picados em cubos
- 1 cebola pequena picada em cubos
- ½ xícara de chá de vinagre de vinho branco (é o mais usual para esta preparação, mas pode utilizar outro tipo de vinagre de sua preferência)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de café (rasa) de sal
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
Preparo: em um recipiente, coloque o tomate e a cebola picados. Tempere com vinagre, azeite e sal. Finalize com salsinha. Misture tudo.

O vinagre também está presente em sobremesas. Já tentou fazer uma colada de redução de vinagre balsâmico? Você vai usar uma xícara de chá de vinagre balsâmico (ele vai reduzir bastante o volume, como é uma molho “forte” pode ser usado em pequenas quantidades). A calda vai bem como complemento de uma sobremesa com frutas e iogurtes, por exemplo.

Coloque o vinagre em uma panela e leve ao fogo, por aproximadamente 10 minutos – ou até obter a textura desejada (quanto mais tempo deixar reduzindo, consistência mais espessa o molho ganhará). A Barbara faz uma observação: ao fazer esta preparação “subirá” uma fumaça com cheiro bastante forte, que é parte dos ácidos do vinagre evaporando (é normal).

Fonte :http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/05/vinagre-pode-ser-usado-na-alimentacao-e-na-limpeza-da-casa.html

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais