Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Muito mais que um condimento

O vinagre, além de atribuir gosto e aroma aos alimentos, tem propriedades estimulantes que facilitam a digestão

Crédito: Cinque Terre

O vinagre é um produto conhecido há muito tempo. As primeiras referências datam de 8000 anos a.C. Na época, tratava-se de um condimento muito aproveitado, devido às propriedades benéficas ao organismo humano e à sua importância na alimentação. Foi muito utilizado como bebida refrescante, diluído na água, e também como medicamento.

Na cozinha, o emprego do vinagre era generalizado e constante. Nas guerras, era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, fazendo parte da ração diária, para prevenir possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

A história do vinagre está estreitamente ligada com a do vinho. No entanto foi Pasteur (1822-1895) que determinou as bases científicas da produção industrial do vinagre. O vinagre é considerado um condimento porque sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos. Os condimentos, de modo geral, quando ingeridos em quantidades moderadas, estimulam a digestão. O vinagre apresenta propriedades estimulantes, pois favorece a secreção do suco gástrico, aumentando a ação dissolvente.

Fonte: Embrapa/Sistemas de Produção


Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais