Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Os Diversos Benefícios do Vinagre

As propriedades do milenar vinagre estão chegando ao conhecimento do grande público. O Instituto do Vinagre dos Estados Unidos desenvolve nos últimos meses uma intensa campanha para mostrar à população americana que o vinagre é um multiproduto, com largas aplicações na alimentação, saúde e higienização de ambientes. No Brasil, a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav) entra na segunda fase da sua campanha nacional e divulga os benefícios do vinagre para a saúde das pessoas.

O presidente da Anav, Marcelo Cereser, afirma que a primeira fase foi focada na divulgação da eficácia do uso do vinagre no combate às larvas do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. O assunto ganhou tanta importância, que autoridades de saúde receberam dirigentes da Anav para avaliar os benefícios do uso do vinagre no combate à dengue. Duas colheres de sopa de vinagre diluídas no recipiente que contém água com as larvas do mosquito da dengue são suficientes para eliminá-las.

Antiguidade No âmbito da saúde, a utilização do vinagre remonta à história antiga. Um antigo texto médico assírio recomendava o uso do vinagre para o tratamento dos males do ouvido. No ano de 400 AC, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, utilizava o vinagre para tratar seus pacientes. Este anti-séptico natural foi uma das primeiras substâncias a serem usadas como medicamento. Nos tempos biblícos, o vinagre era utilizado para cobrir e tratar ferimentos infeccionados.

O chamado "Vinagre dos Quatro Ladrões", remonta ao tempo da grande peste ocorrida na Europa. Dizem que em Toulouse, quatro ladrões pilharam os lares das vítimas da peste de 1628 a 1631, sem que fossem afetados pela doença. Depois de presos e condenados à morte, os juízes os fizeram confessar o segredo de suas imunidades à peste. Eles simplesmente molhavam as mãos e o rosto com um vinagre contendo absinto, arruda, alfazema, menta, alecrim, rainha-dos-prados e manjerona.

O vinagre evitou infecções graves e exatamente por isso, também evitou que muitos soldados morressem durante a guerra civil nos Estados Unidos. O vinagre era regularmente utilizado para desinfeccionar os ferimentos.

Solução de Vinagre e Água Historicamente, as infecções do rosto, dos ouvidos e ao redor dos olhos eram tratadas com uma solução de vinagre e água. É um tratamento eficaz pois o vinagre é anti-séptico e antibiótico (ele contém bactérias úteis que são destruidoras de muitos microorganismos nocivos).
Para alívio de coceiras na pele, pode-se aplicar vinagre com algodão. Se as coceiras forem perto dos olhos ou em locais sensíveis, dilua o vinagre na proporção de 4 volumes de água para 1 volume de vinagre. Para um tratamento corporal completo, coloque dois a três copos de vinagre na água do banho.
Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.

Um dos motivos pelos quais o vinagre é tão salutar no tratamento das afecções da pele é que o seu PH é quase o mesmo que o de uma pele saudável. Sendo assim, uma aplicação de vinagre ajuda a regularizar o PH da superfície da pele.

Digestão O vinagre é muito semelhante às substâncias químicas naturalmente secretadas no estômago e por isso, ele tem fama de facilitador da digestão. Aqueles que usam regularmente o vinagre consideram que os cortes, escoriações e queimaduras saram mais depressa.

Muitos consideram que o vinagre é capaz de atacar e matar bactérias nocivas que possam ter invadido o tubo digestivo, o que diminue os riscos de infecções sangüíneas.
Alguns médicos sugerem que se empregue regularmente o vinagre para evitar intoxicações alimentares. A posologia habitual é de uma colher de sopa de vinagre, que deve ser tomada meia hora antes das refeições. O vinagre pode ser misturado em um copo com água, ao suco de legumes ou qualquer outra bebida não alcoólica. Algumas pessoas acrescentam um pouco de mel para lhe dar um gosto mais agradável.

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais