Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

Conheça mais sobre o Vinagre

Vinagre é um líquido, destinado ao consumo humano, produzido exclusivamente a partir de matérias primas de origem agrícola, que contenham amido ou açúcares, com duplo processo de fermentação, alcoólica e acética. Apresenta coloração clara, podendo ser incolor ou apresentando a cor da matéria prima que lhe deu origem.

O vinagre, assim como o vinho, é um alimento conhecido desde a Antiguidade e seu nome provém do francês, vinaigre, ou vinho azedo. Originalmente, o vinagre era obtido não só de vinhos, mas também de cervejas deixados ao ar, que se formava por fermentação espontânea. A fermentação alcoólica seguida da acética é produzida espontaneamente sobre qualquer substrato açucarado exposto a leveduras e bactérias.

Acredita-se que uma das referências mais antigas sobre o vinagre seja as citadas na cultura babilônica (5000 a.C.) sobre o processo de obtenção do vinagre de tâmaras. Há menções ao vinagre no Antigo e no Novo Testamento.

O ácido acético, contido no vinagre, foi durante séculos o ácido mais forte de que se dispunha. Era usado com diversas funções, mesmo não se conhecendo seu princípio ativo. Os soldados romanos recebiam sempre um pequeno volume de vinagre para que durante suas viagens, usassem na água antes de ingerí-la. Deste modo, evitavam doenças provocadas por águas contaminadas já que o baixo pH eliminava parte das bactérias patogênicas.

Em função da matéria utilizada como substrato, pode-se fazer a seguinte classificação de vinagres:

  • Vinagre balsâmico: feito com uvas, é escuro e bastante aromático. Passa por um longo processo de fermentação, feita em barris de madeira, por no mínimo 10 anos. É excelente no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos. 
  • Vinagre de sidra: obtido a partir do suco fermentado de uma variedade de maçã, é o menos ácido. Ótimo em molhos de saladas, conservas, pratos agridoces e para acentuar o sabor de molhos que acompanham carnes.
  • Vinagre de malte: é um produto escuro e fermentado, feito a partir do malte de cevada. É usado tradicionalmente na Inglaterra para companhar o clássico peixe e batatas fritas.
     
  • Vinagre de arroz: é o vinagre japonês obtido a partir da fermentação do arroz. Suave e ligeiramente adocicado, é misturado ao arroz cozido para fazer sushi e usado em pratos agridoces.
     
  • Vinagre de vinho: é elaborado a partir do vinho tinto ou branco. Sua qualidade difere de uma marca para outra, alguns são bem ácidos. Ótimos para marinadas.
     
  • Vinagre de champanhe: de cor pálida e sabor elegante, como a bebida da qual procede.
     
  • Vinagre de xerez: produto típico da Espanha, sabor delicado e exclusivo. Ideal para saladas e para aromatizar pescados e carnes brancas.
     
  • Vinagres aromatizados: podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho. São indicados para molhos de saladas. 

O vinagre é rico em vitamina C, manganês, potássio, ácido acético e pectina.

A pectina, é um tipo de fibra solúvel que auxilia na eliminação do colesterol e, consequentemente, na redução dos riscos cardiovasculares. Porém, é válido lembrar que para se obter esse efeito é necessário a ingestão de outros alimentos ricos em pectina, pois a quantidade presente no vinagre é pequena.

O ácido acético é muito utilizádo na indústria alimentícia como conservante. Apresenta ação bactericida e, por isso, muitos utilizam o vinagre na higienização de vegetais e utensílios da cozinha. Porém, é necessário cautela, pois o ácido acético está presente em baixas concentrações no vinagre. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda o uso de água clorada (água sanitária ) para adequada higienização de vegetais, na proporção de 1 colher de sopa do produto para 1 litro de água.

 Composição do vinagre, em 100 g:

Energia
 (Kcal)
Carboidrato
(g)
Proteína
(g)
Lipídio
(g)
20 5 - -

O vinagre é considerado um condimento, pois a sua principal finalidade é atribuir gosto e aroma aos alimentos. Os condimentos, de modo geral, quando ingeridos em quantidades moderadas, estimulam a digestão. O vinagre apresenta propriedades estimulantes, pois favorece a secreção do suco gástrico e aumenta a ação dissolvente. Em quantidade moderada, a ação do vinagre é somente local, excitando as glândulas secretoras, já se ingerido em excesso, a ação digestiva é prejudicada até o momento que se torna corrosivo para a mucosa gastrointestinal.
Um dos processos comuns de amaciamento de carnes é deixá-la vinha d`alhos (vinagre e temperos). O pH ácido do vinagre hidrolisa as proteínas, continuando a maturação natual conferida pelo ácido láctico, deixando as carnes tenras e saborosas. transfer rumours

Este ingrediente pode ser usado em conservas, picles, molhos vinagrete e chutneys. Também é utilizado em escabeche, técnica para conservar alimentos como carnes, aves e peixes, que são colocados, depois de cozidos, num molho à base de vinagre e temperos. E para deglaçar, técnica francesa que consiste em desprender o fundo de cozimento e dissolvê-lo para formar a base de um molho. 

De acordo com a sabedoria popular, o condimento ajuda no tratamento das afecções da pele, pois sua acidez é semelhante a de uma pele saudável. 
 

REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE VINAGRE (ANAV). Clipping: os tipos de vinagres. Disponível em: http://www.anav.com.br/clipping_interna.php?id=26. Acesso em: 26 set. 2010.PHILIPPI, S. T. Nutrição e técnica dietética. Barueri, SP: Manole, 2006. 402 p.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. 3 ed. Brasília. 44p. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf. Acesso em: 26 set 2010.

RIZZON, L. A. Emprapa Uva e vinho. Sistema de produção de vinagre. 2006. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/
SistemaProducaoVinagre/introducao.htm
. Acesso em: 26 set. 2010.

WRIGHT, J. 100 Receitas de Saúde: Alimentos Funcionais. São Paulo, Publifolha, 2009. 128p.

Enviado Por: Camila Moura
Email: camilamoura@nutricaoemfoco.com.br
Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-T-Z&pub=6354

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais