Clipping


Legislação


Nossos Associados

Clipping

História do Vinagre na Gastronomia

Confira a recente publicação do site Casa das Receitas:

Indo muito além do tempero de saladas, o vinagre é considerado um dos elementos mais significativos e importantes dentro da gastronomia, seja pela sua versatilidade, seja pela sua importância histórica.

Conheça um pouco mais sobre a história do vinagre dentro do contexto gastronômico e algumas de suas aplicações dentro da culinária.

O Condimento Conservante

Você já ouviu falar do Oriente Próximo? Trata-se de uma região que corresponde hoje ao Sudoeste Asiático, situado entre o Mar Mediterrâneo e o Irã. De acordo com alguns historiadores, foi exatamente nesta localização e também na China, que se iniciou a aplicação gastronômica do vinagre, isso por volta de 5 mil anos (ou até mesmo 10 mil anos, não sabemos ao certo).

A principal função do vinagre, no entanto, não era exatamente a de ser um ingrediente protagonista nos pratos concebidos. A importância do vinagre era essencial sim, mas no papel de agir como conservante dos alimentos, ao menos entre os povos egípcios e babilônios.

Já no tocante aos antigos povos romanos e gregos, o vinagre não era usado apenas para conserva, mas também como condimento, tempero e sobretudo como produto medicinal.

Os Vinagreiros

Com tantas aplicações e versatilidade, a produção e fabricação do vinagre tornou-se um ofício, o que acarretou o surgimento do fenômeno dos “vinagreiros”, lá no período da Idade Média.

Especialmente na Europa, em países como Itália, França e Espanha, os produtores de vinagre, também chamados de vinagreiros eram submetidos ao juramento de jamais revelar o segredo da fabricação deste produto.

Com o passar do tempo, a utilização de frutas, flores e algumas ervas na preparação do vinagre passou a ser mais valorizada, no entanto, uma dúvida ainda pairava no ar: qual seria a “mágica” responsável em transformar o álcool em ácido acético? Embora os vinagreiros soubessem as técnicas da produção do vinagre, a causa mister dessa alquimia era ainda desconhecida.

Foi quando no ano de 1864 o cientista Louis Pasteur comprovou que a ação de bactérias era a chave do até então enigma que intrigava a todos.

Com tal descoberta a produção de vinagre foi otimizada em larga escala e atingiu então proporções cada vez maiores, chegando à produção industrial.

Vinagre: O Versátil Tempero

O sucesso do vinagre como tempero é inegável, fato confirmado pela sua história bem-sucedida na culinária e gastronomia em geral.

Presente numa infinidade de receitas saborosas, o vinagre é muito utilizado em carnes, por exemplo. Um belo exemplo é sua aplicação concomitantemente a diversos outros temperos e ervas que juntos formam um molho para carnes que serão assadas. O resultado é uma carne mais macia, tenra e com um sabor carregado de personalidade.

O uso de vinagre em peixes é outra boa opção gastronômica, principalmente quando falamos em cozinha oriental baseada nos peixes crus. Neste caso, o interessante é que o vinagre age no alimento, propiciando uma espécie de “cozimento”.

Outra ótima aplicação do vinagre na culinária se dá no preparo dos chamados “picles”. Legumes em conserva ou alimentos agridoce são muito apreciados, até mesmo como aperitivos ou pratos de entrada.

Talvez um dos pratos mais tradicionais quando falamos em vinagre seja o famoso vinagrete, item quase que obrigatório no acompanhamento de um churrasco, por exemplo. O casamento entre o vinagre, tomate, pepino e ervas picadas alcança o limite da perfeição.

E para quem pensava que o vinagre é interessante apenas em pratos salgados, saiba que ele marca presença também no preparo de doces, como no caso da rosquinha de vinagre e bolo.

E você, qual prato mais aprecia utilizando o vinagre?

Fonte:
http://casadasreceitas.com.br/noticia/historia-do-vinagre-na-gastronomia+221.html
Foto: Divulgação

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais